SEXUALIDADE

CONVERSANDO E ANALISANDO...

Imagem Google
INTERROMPER A MENSTRUAÇÃO PODE TRAZER RISCOS
     Que mulher não gostaria de suspender a TPM, as cólicas, além de todo o cansaço e desconforto característicos do período menstrual? Isso é possível, mas não indicado. De acordo com Paulo Canella, professor e médico do Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IG-UFRJ), a maioria dos médicos não quer correr o risco de utilizar essa terapia para interromper a menstruação.
     Isso se deve à série de contra-indicações ao tratamento e às dúvidas em relação à sua eficácia. “Para manter mulheres em amenorreia (sem menstruar) é necessário o uso contínuo de hormônios e, por longo tempo, não se sabe que consequências teria o uso contínuo de estrogênios e progesterona por períodos de anos, 10, 15 ou mais”, explicou o médico.
     Com a correria do dia a dia, cada vez mais mulheres optam por suspender a menstruação, mesmo sabendo dos possíveis efeitos negativos. Mas, de acordo com Canella, grande parte dos médicos não assume responsabilidade pelo tratamento nem pela decisão da paciente: “Com a suspensão, algumas mulheres podem apresentar alterações no corpo, como aumento de peso, miomas, reações mamárias, alterações nos níveis do colesterol, além de mudanças no comportamento sexual.”


MENSTRUAÇÃO: ÚTIL E NECESSÁRIA

     A menstruação é uma função fisiológica como qualquer outra e, naturalmente, tem grande utilidade para a regulação feminina e para a sinalização de possível gravidez e problemas, como nas glândulas tireoide e suprarrenal. “Não concordo com suposições de que a menstruação é inútil. Só se deve suprimir a menstruação por motivos médicos como nos casos de endometriose, (embora haja outros recursos terapêuticos para o tratamento dessa doença)”, esclarece o professor.
    Ainda de acordo com o médico, hormonalmente as mulheres são cíclicas, não menstruar acaba com a variação do comportamento o que é uma característica da mulher.

QUESTÃO COMERCIAL

    A indústria farmacêutica move bilhões de dólares mundialmente por ano. Isso auxilia no desenvolvimento de pesquisas, como dos genéricos, mas também na divulgação de tratamentos discutíveis a fim de aumentar as vendas. A possibilidade de interromper a menstruação é um exemplo. Segundo Paulo Canella, há um fator econômico em jogo, pois a supressão das menstruacões significa aumento brutal na venda de hormônios.





MAIS QUE CORPOS... ALMAS!!!


      Parafraseando Platão: "Eros esse Deus poderoso diz mais respeito à alma que ao corpo". E Adélia Prado afirmou: "erótica é alma"!Em Eros encontramos um princípio de ligação que nos possibilitou entender a necessidade dialética instintiva do 
corpo para alimentar a alma e a mente, permitindo as fantasias e o erotismo, sem os quais a sexualidade perde sua plenitude e o alimento fundamental para o corpo sexual. a sexualidade pode ser entendida como “o termo que se refere ao conjunto de fenômenos da vida sexual”, envolvendo, além da dimensão biológica, os relacionamentos, o erotismo, a fantasia, o prazer e também questões culturais, religiosas, simbolizações, a própria construção humana, não se limitando apenas às genitálias.
      A tríade Sexualidade, Sexo e Amor, no sentido de afeto é que proporciona a sensação maior de bem estar, que nos dá leveza, que nos impulsiona para enfrentar as demandas da vida com mais vigor. Nessa junção de necessidade de prazer e sentimento, que todo ser humano tem, de buscar sensações, bem-estar, prazer, afeto, contato e carinho. Isso justifica a necessidade de interligação. Pois, só essa tríade nos permite manifestar através de diferentes maneiras a nossa sexualidade através do bem-estar, alegria, estímulo, desejos, fantasias, curiosidade d o outro, relacionamentos de amizade, amor, afeto, carinho, contato físico, sexo, sensibilidade, prazer, entre outros. Portanto, cuidado com as pessoas com as quais você compartilha sua energia íntima.
     "A intimidade, a este nível, entrelaça sua energia com a energia da outra pessoa. 
Essas conexões poderosas, independentemente de quão insignificante você acha que elas sejam, deixam detritos espirituais, particularmente nas pessoas que não praticam qualquer tipo de limpeza física, emocional ou de outra forma... Quanto mais você interagir intimamente com alguém, mais profunda será sua ligação e mais suas auras se entrelaçarão. Imagine a aura confusa de alguém que dorme com várias pessoas e absorve estas múltiplas energias? O que elas podem não perceber é que há energias que conseguem repelir a energia positiva e atrair, assim, energia negativa em sua vida."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário